Alerta laranja de tempestade atinge mais de 260 cidades do Paraná

15/04/2024 12H56

Um alerta laranja para tempestade em mais de 260 cidades do Paraná foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido até terça-feira (16).

De acordo com o alerta laranja para tempestade, 263 cidades do Paraná correm risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

O alerta do Inmet prevê queda de granizo e ventos intensos de 60 a 100 km/h. As cidades estão sob risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), um sistema de baixa pressão e ventos em diferentes níveis da atmosfera contribuem para o desenvolvimento de áreas de instabilidade. Ou seja, as chuvas podem ocorrer em qualquer hora do dia.

Alerta laranja de tempestade

Entre as regiões afetadas, estão a Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Centro Oriental Paranaense.

O Inmet listou, também, quatro instruções para a população se prevenir durante os temporais e ventanias. O grau de severidade do alerta é de perigo para chuvas intensas.

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Outro alerta laranja do Inmet abrange toda a região litorânea do Paraná. O aviso (válido até terça-feira) indica ventos costeiros e a intensificação deles, o que movimenta dunas de areia sobre construções na orla.

Deixei seu comentário: