
A Secretaria Municipal de Saúde, em uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA/PR) e a 5ª Regional de Saúde, iniciou nesta sexta-feira (16), um processo de requalificação da fila de espera para cirurgias oftalmológicas, para pacientes que já têm diagnóstico para a realização do procedimento. As equipes irão entrar em contato com os pacientes para organizar o fluxo de atendimentos e dar celeridade aos procedimentos de catarata, pterígio, vitrectomia, opacificação corneana e outras patologias oftalmológicas, excluindo procedimentos de caráter estético.
A triagem, inicia com pessoas que aguardam por cirurgias oftalmológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e envolve aproximadamente 3.900 pacientes. A ação marca a primeira etapa do mutirão de cirurgias eletivas, esta etapa é importante para identificar situações em que o paciente já tenha realizado a cirurgia por outros meios, tenha mudado de município ou não necessite mais do atendimento, garantindo que a fila representa a demanda real.
Estão incluídos usuários que deixaram seus encaminhamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência, junto às equipes de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), ou que foram atendidos em ambulatórios ou por prestadores credenciados. As equipes do Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação entrarão em contato com os pacientes, por meio de ligações telefônicas ou mensagens via WhatsApp, para confirmar dados e verificar a real necessidade da cirurgia.
De acordo com a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão do SUS, Adriana Alves, essa atualização é fundamental para dar maior precisão ao número de pacientes que seguem aguardando pelo procedimento.“A gente está qualificando essa fila, identificando se o paciente ainda necessita da cirurgia ou se já realizou o procedimento de outra forma. Esse crivo é importante para que a gente tenha um número oficial e real de pacientes que aguardam pela cirurgia oftalmológica”, explicou.
O contato realizado pelas equipes é indispensável para a continuidade do usuário na fila. Pacientes que não atendem ou não respondem às solicitações podem ter o agendamento comprometido, já que a confirmação das informações é necessária para o encaminhamento aos prestadores de serviço e para a marcação das cirurgias nas próximas semanas.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que a população mantenha o Cadastro SUS atualizado, especialmente telefone residencial, celular, endereço e e-mail. Para isso, o cidadão deve procurar a UBS mais próxima de sua residência. A ausência de dados atualizados dificulta a comunicação e pode atrasar o acesso ao procedimento cirúrgico.
Seguindo o planejamento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as primeiras cirurgias devem ser iniciadas ainda no mês de janeiro. A força-tarefa é resultado de um trabalho técnico integrado. Na quarta-feira (14/01), foi realizada uma reunião estratégica com a equipe da 5ª Regional de Saúde, e, na manhã de quinta-feira (15/01), o planejamento foi apresentado aos departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de alinhar e mobilizar todas as equipes envolvidas no processo.
Deixei seu comentário:
Inscrições para o Caminho de Belém 2026 iniciam no dia 24 de janeiro em Guarapuava
16/01/2026 13h35
Concessionária de pedágio abre 2026 com feirões de emprego em Irati, Prudentópolis e Campo Largo
16/01/2026 13h25
PRF apreende caminhão carregado com mais de 1 tonelada de maconha em Céu Azul
16/01/2026 10h54
Parceria entre o Estado e Prudentópolis resulta em nova ponte de concreto
16/01/2026 10h18
Dois mandados de prisão foram cumpridos no mesmo dia em Guarapuava
16/01/2026 09h47