A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem de 39 anos, suspeito do feminicídio de Alexandra Aparecida Santos, de 41, ocorrido no dia 22 de outubro em Mangueirinha. A captura foi realizada nesta quinta-feira (16 de novembro), no mesmo município.
De acordo com o delegado da PCPR Breno Machado, o casal estava junto há seis meses e a motivação do crime está ligada a ciúmes. “Também constatamos durante a investigação que, a cerca de duas semanas do crime, a vítima teria sido agredida pelo suspeito”, explica Machado.
A vítima foi encontrada morta na própria residência com lesões na região da cabeça.
DENÚNCIAS
A PCPR ressalta que trabalha constantemente no combate à violência contra a mulher, conduzindo investigações, solicitando medidas protetivas e realizando prisões dos autores.
Além disso, solicita a colaboração da população com informações que auxiliem no andamento das investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR ou 181 do Disque-Denúncia.
REGISTROS
Em 2023, 57 feminicídios foram registrados no Paraná até o mês de setembro. Os municípios com mais registros são Foz do Iguaçu (4 ocorrências) e Castro (3), segundo informações do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria da Segurança Pública (Sesp-PR).
Os dados oficiais mostram ainda que desde janeiro de 2019 houve 371 vítimas de feminicídio no estado, com Curitiba (30), Cascavel (19) e Foz do Iguaçu (12) liderando o ranking de violência contra as mulheres.
Analisando-se ano a ano, foram registradas 89 ocorrências em 2019; 73 em 2020; 75 em 2021; 77 em 2022; e 57 em 2023, até setembro, como já citado.
Deixei seu comentário: