Na tarde desta segunda-feira (20), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um grande avanço no robô SARA, com o lançamento da versão 2.0 do sistema, que, a partir de agora, passa a atender a qualquer condição de saúde que permita a assistência virtual. Com isso, a população ganha em agilidade, conforto e segurança na hora das consultas.
“É um projeto maravilhoso. Tenho certeza de que isso vai resolver muitos aspectos da nossa saúde pública, principalmente, a história das pessoas que precisavam acordar quatro horas da manhã no frio e na chuva para ter atendimento. Agora, com a SARA 2.0, o acesso às consultas é sem sair de casa. Isso, com certeza, só auxilia todos os guarapuavanos a terem saúde de qualidade”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
A secretária da Pasta, Chayanne Andrade Ceroni, comentou sobre a importância do lançamento desta versão aprimorada do robô.
“É uma repaginação da nossa saúde digital. Hoje a gente já tem acesso à teleconsulta não só para as síndromes gripais e aos casos de COVID, mas a toda e qualquer patologia que a pessoa necessite de uma consulta, ela tem acesso por meio do SARA. Também estamos implementando, pelo nosso ‘Fala Saúde’ o agendamento dos preventivos, que hoje, a mulher pode fazer on-line pelo seu aplicativo em qualquer unidade básica de saúde. Ela consegue também a declaração de vacina para a rematrícula dos seus filhos na escola. Enfim, é, realmente, uma inovação na nossa saúde digital”, pontuou a secretária.
O diretor do Departamento de Informação, Tecnologia e Inovação em Saúde, Guto Klosowski, ressaltou o investimento feito na saúde, principalmente na área digital, que fortaleceu para que hoje, o lançamento do SARA 2.0 fosse possível.
“Nós sabemos que saúde pública não se faz sem financiamento e saúde digital, muito menos. Então, nesse quesito, nós saltamos de R$ 1,5 milhão de investimentos no nosso departamento para quase 7 milhões de reais. Foi esse recurso autorizado pelo prefeito que fez toda a diferença dos investimentos que fizemos durante esse ano. Estamos aprimorando bastante os nossos serviços, fazendo com que a população consiga ter acesso ao aplicativo no conforto de sua casa.”, ressaltou o diretor.
Ainda na cerimônia, foi realizada a entrega de notebooks para as Unidades Básicas de Saúde, além de impressoras portáteis para as UBS do interior, Guairacá, Palmeirinha e Guará, proporcionando agilidade no trabalho dos servidores da saúde e atendimento humanizado para a população.
“Assim, conseguimos eliminar aquelas filas da madrugada. Então, a UBS agora pode auxiliar o paciente a fazer a teleconsulta. Por isso, muitas vezes, ele não precisa nem sair de casa para ter esse atendimento”, concluiu Chayane.
HISTÓRICO
Por causa da grande demanda de atendimentos de pacientes com COVID-19, no dia 19 de janeiro de 2022, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, lançou a assistente virtual SARA.
O robô, que passou a integrar a Rede Municipal de Saúde, foi responsável por reduzir consideravelmente as filas de espera, sobretudo, de pacientes com suspeita do Coronavírus e, com isso, garantir a recuperação das pessoas, além de salvar muitas vidas.
A proposta da plataforma foi cumprida no período ainda considerado crítico da doença. De forma rápida e à distância, por meio de um robusto sistema de triagem, com a intervenção de profissionais da saúde, o robô passou a identificar, monitorar os problemas, e fazer o atendimento por teleconsulta, e, conforme a gravidade, encaminhar o paciente para um atendimento presencial.
Quatro meses depois de implantado, em maio de 2022, devido ao sucesso da plataforma de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu criar um canal da Assistente de Saúde SARA, dedicado às crianças com síndromes gripais leves e moderadas. O novo serviço rapidamente ganhou grandes proporções e ajudou muitas famílias. De forma on-line, os médicos parceiros do Instituto Laura Fressatto, detentor da plataforma, atendiam às crianças e, em muitas situações, resolviam os problemas sem que a família precisasse sair de casa.
Em outubro de 2022, houve nova ampliação das funções do robô SARA, que, a partir de então, passou a dar assistência e fazer o monitoramento de pacientes com diabetes e hipertensão. Com isso, pessoas que possuíam cadastro atualizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), receberam o contato da Secretaria de Saúde via WhatsApp e passaram a ser monitorados e a receber os cuidados necessários.
Nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, houve o lançamento do SARA 2.0, que a partir de agora, passa a atender a qualquer condição de saúde que permita assistência virtual.
“O setor de Saúde é prioridade em nossa administração e eu considero o SARA 2.0 como um dos grandes avanços para nosso município. Quando foi implantado em 2022, ainda vivíamos os problemas da pandemia. Mas aquele foi um período de teste para o sistema que se mostrou plenamente eficaz e agora, isto se comprovou com a ampliação de suas funções. Eliminamos as filas e agilizamos o tratamento de nossa população. As pessoas merecem este cuidado e todos os nossos esforços são canalizados para isto”, sublinhou Celso Góes.
A enfermeira coordenadora do Call Center do município, Laís Bastos Depaoli Ribeiro, detalhou que a ampliação do acesso à Atenção Primária em Saúde (APS), além de desafogar o sistema, promove dignidade às pessoas que, na maioria dos casos, têm seus problemas solucionados sem precisarem sair do conforto de suas casas.
“Em janeiro de 2022, com o aumento expressivo dos casos de COVID-19, o município implantou a assistente virtual SARA, que foi responsável por salvar muitas vidas, além de agilizar os atendimentos, promovendo conforto para os pacientes. Agora, depois de muitas experiências satisfatórias, o serviço foi ampliado para toda a comunidade, em se tratando do acesso ao cuidado em saúde na APS em todas as condições consideradas leves e/ou moderadas, que não necessitam de atendimento presencial. Isto é um grande ganho para todos”, considera Laís.
SARA
A assistente virtual SARA, conta com o apoio de Inteligência Artificial e possui um sistema de triagem, com a intervenção de profissionais da saúde, para atendimento e monitoramento dos problemas dos pacientes. Conforme a gravidade de cada usuário, o próprio sistema direciona a pessoa para um atendimento presencial. É uma ferramenta que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
“Desde fevereiro (de 2023), a equipe do Call Center esteve presente em algumas Unidades de Saúde, em especial nas UBS de horário estendido, as quais foram consideradas piloto, na nova versão da assistente SARA. A partir de então, o sistema de saúde passou por uma integração e, desta forma, os servidores foram estimulados e treinados para a utilização da tecnologia. Com isso, os usuários são orientados a acessar o sistema para os atendimentos. Isto facilita e agiliza todo o percurso do serviço”, detalhou Laís.
SOBRE O ROBÔ
Para acessar a assistente virtual SARA, é simples. O site da prefeitura de Guarapuava conta com um chat na página inicial. Basta clicar no ícone no canto inferior direito que um canal de comunicação será aberto e qualquer pessoa pode interagir e ser atendida. Após aceitar a política de privacidade, é necessário digitar o CPF, nome completo, telefone com WhatsApp para contato, e data de nascimento. Depois, é só responder à triagem virtual.
Para quem prefere usar o telefone celular, basta baixar o aplicativo gratuitamente. O botão “fale com a SARA”, está disponível nos smartphones com sistemas Android e IOS. A versão do aplicativo é a 3.2.1. Por isso, pode ser necessário atualizar o Fala Saúde na loja de aplicativos.
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