Receita alerta para golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda

11/04/2024 10H02

A Receita Federal alerta para o golpe de aplicativos falsos de declaração do Imposto de Renda. A Declaração do Imposto de Renda 2024 deve ser feita até o dia 31 de maio. Até lá, a Receita Federal espera receber mais de 40 milhões de declarações.

Uma movimentação de dados e valores tão grande vira prato cheio para as inúmeras tentativas de golpes, por parte de criminosos. A Receita alerta para mais um deles. Criminosos induzem usuários a baixar e instalar aplicativos falsos, para fazer a declaração. Eles são muito parecidos ao original da Receita, inclusive a logomarca.

Quem utiliza a versão dos golpistas, acaba tendo os dados roubados, como nome completo, número de documentos e dados financeiros. Para evitar ser vítima desses golpes, a recomendação é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal, na internet, e utilize apenas essa página para fazer a declaração.

A Receita reforça, ainda, que não envia informações por e-mail ou mensagens de texto, solicitando a correção de erros na declaração do imposto de renda. Esse se tornou outra prática comum dos criminosos, na aplicação de golpes.

Fonte/foto: Agência Brasil

Deixei seu comentário: