UFPR dobra número de cidades em que será aplicada prova da 1ª fase do vestibular 2023

Além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, primeira etapa ocorrerá em Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Joinville (SC)

05/05/2022 18H31

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai ampliar de seis para doze o número de cidades em que será aplicada a prova da primeira etapa do vestibular 2023.

Além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, a primeira fase do vestibular, marcada para 23 de outubro, ocorrerá em mais cinco cidades do Paraná – Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá – e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina: Joinville, que é um dos principais polos do estado.

De acordo com o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR), professor José Carlos Eidam, a intenção é aproximar ainda mais a universidade dos candidatos e permitir que façam as provas sem necessidade de grandes deslocamentos.

Segundo a UFPR, a decisão leva em conta o fato de que grande parte dos inscritos nos vestibulares da UFPR são de fora da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

No vestibular 2021/2022, realizado em fevereiro em fase única, 75% dos inscritos eram do Paraná e, destes, 36% moram em cidades fora da RMC.

Embora a UFPR já aplicasse as provas em mais cinco cidades, a distribuição geográfica ainda não era tão ampla. Agora, com mais seis cidades, as principais regiões do Paraná serão atendidas.

De acordo com a universidade, a decisão de aplicar a prova também em Joinville justifica-se pelo fato de Santa Catarina ser, geralmente, o segundo estado com mais inscritos no vestibular da UFPR, depois do Paraná.

Os candidatos que forem aprovados na primeira fase do Vestibular 2023 farão a segunda fase em Curitiba, com algumas exceções: os que disputam vagas em cursos sediados em Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo poderão, no momento da inscrição, optar por realizar a prova nessas localidades.

Datas

A UFPR divulgou na sexta-feira (29) as datas da provas do vestibular 2023. Como anunciado pela instituição, será retomado o formato de processo seletivo com duas fases.

A primeira fase será realizada em 23 de outubro deste ano. A segunda fase está marcada para 4 de dezembro. Cursos que exigem habilidades específicas realizarão as provas em 5 de dezembro.

Por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia, nos últimos dois anos a universidade adaptou o processo seletivo realizando o vestibular em fase única.

A escolha de retomar o modelo de duas fases, conforme a UFPR, busca valorizar as habilidades de leitura e escrita, tanto nas provas específicas quanto na de redação.

Ao realizar as duas fases do vestibular em 2023, a instituição conseguirá readequar o calendário acadêmico ao civil, após dois anos de descompassos causados pela pandemia.

Em julho, a UFPR divulgará o guia do candidato e o edital do vestibular com informações sobre inscrições, quadro de vagas e as provas específicas de cada curso.

Como será cada fase

Primeira fase

A prova será aplicada no dia 23 de outubro. São 90 questões objetivas:

12 de Língua Portuguesa;
5 de Filosofia; 5 de Sociologia;
6 Literatura;
8 de Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Polonês);
9 de Matemática;
9 de Biologia;
9 de Física;
9 de Química;
9 de Geografia e
9 de História.

Segunda fase

Prova marcada para 4 de dezembro. As questões são de compreensão e produção de textos, com três questões discursivas. Só os aprovados na primeira fase são submetidos à prova discursiva.

Provas específicas

Marcadas para o dia 5 de dezembro. Cada uma delas é constituída por 7 questões discursivas, nas disciplinas de matemática, biologia, física, química, geografia, história, sociologia e filosofia.

A relação com os cursos que optam pela prova específica será divulgada no guia do candidato.

Nessa mesma data acontecerão as provas de habilidades específicas para os cursos de design de produto e música. Informações completas sobre essas provas serão publicadas no edital do vestibular, em julho.

Fonte: G1PR

Deixei seu comentário: