Veículo bate contra poste e causa a interrupção no fornecimento de energia para clientes da Vila Carli e nas imediações, em Guarapuava

06/03/2025 12H11


Equipes da Energisa Sul-Sudeste trabalham nesta quinta-feira (06) para reparar os danos à rede elétrica causados por uma colisão de veículo contra um poste na Estrada BR-277, em Guarapuava.

A ocorrência no sistema elétrico foi registrada às 7h51, com a interrupção no fornecimento de energia para clientes nas proximidades da Vila Carli. Imediatamente equipes da Energisa iniciaram procedimentos automáticos na rede elétrica, viabilizando o restabelecimento gradativo para parte dos clientes afetados.

Com o impacto da batida, foram danificados um poste e cabos condutores de energia. Técnicos da companhia fizeram o isolamento da área e, seguindo todos os protocolos técnicos e de segurança, estão avançando com os trabalhos de reparos e substituição do poste.

A concessionária esclarece que, em ocorrências desse tipo, graças ao investimento em tecnologia é possível realizar procedimentos automáticos no sistema elétrico para minimizar os impactos e restabelecer a energia para a maior quantidade possível de clientes, ainda durante os reparos das equipes em campo. Todavia, alguns clientes acabam sendo impactados por mais tempo, pois o reparo ou a substituição do poste se faz necessário e essa é uma atividade de maior complexidade e, por isso, leva um tempo adicional para ser executada com segurança. 

"Lamentavelmente, são inúmeros os prejuízos causados pelos acidentes envolvendo postes, porém um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos", detalha Anderson Rabelo Rosa, gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste. 

RISCOS Á SEGURANÇA

Em casos de acidentes envolvendo postes, a orientação é para que motorista e passageiros mantenham a calma e permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada do socorro pelas equipes especializadas.

Isso porque nesses casos, o corpo metálico do automóvel funciona como o que se chama na Física de "Gaiola de Faraday". De forma didática, quando um carro — que representa uma gaiola — é atingido por raios, fios energizados ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo e ao tocar as partes metálicas, a pessoa pode ser acometida por um choque elétrico fatal.

Além disso, ainda que a rede de distribuição da Energisa seja equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, é prudente não descartar os riscos potencializados em uma colisão. 

E caso presencie ou passe pelo local de um acidente com poste, não se aproxime do veículo. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros e para a Energisa, para que as equipes façam o resgate com segurança. 

Deixei seu comentário: