Em Irati, Ministério Público do Paraná oferece denúncia contra servidor público que fez diversas publicações com apologia ao nazismo nas redes sociais

16/01/2026 09H22


Em Irati o Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da comarca, denunciou criminalmente um servidor público de 45 anos por apologia ao nazismo.

Conforme a denúncia, em pelo menos cinco ocasiões, o servidor teria publicado símbolos nazistas nas redes sociais. No seu status em um aplicativo de mensagens, publicou, em ocasiões diferentes, a frase “Hei Hitler!” (saudação nazista), a cruz suástica (símbolo nazista) e a bandeira nazista. Além disso, sob a bandeira, colocou a frase “Vem muita desgraça e morte para todos hahaha”.

Os crimes ocorreram entre outubro e dezembro do ano passado e são tipificados na Lei 7.716/89, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

O denunciado foi preso preventivamente no dia 31 de dezembro e está atualmente recolhido na Cadeia Pública de Curitiba.

Processo 0003638-55.2025.8.16.0095

Deixei seu comentário: